Como primeira ou segunda língua de aproximadamente 125 milhões de pessoas, o alemão é um dos idiomas mais significativos do mundo. O Alemão é a língua oficial de sete países da União Européia: Alemanha, Áustria, parte da Suíça, Liechtenstein, Luxemburgo Itália e Bélgica. Um entre três europeus fala alemã como língua materna ou estrangeira. Além disso, aproximadamente 17 milhões pessoas estudam o alemão atualmente. No Brasil, calcula-se que cinco milhões de pessoas tenham origem alemã; 1,5 milhão fala alemão (Censo de 2000).
Nos dias de hoje, em que o inglês já é obrigatório, o domínio de uma segunda língua estrangeira é um diferencial na disputa por uma vaga no mercado de trabalho nacional e também numa carreira no mundo corporativo internacional.
O alemão é uma das línguas predominantes na ciência, literatura, filosofia, teologia, história, música, cinema e arte. Conhecer a fundo obras de artistas, compositores, cientistas e grandes pensadores em sua própria língua é muito enriquecedor. Alemão é a língua de Goethe, Kafka, Kant, Hegel, Nietzsche, Mozart, Beethoven, Lutero, Marx, Freud e Einstein.
O sistema de educação alemão possui uma longa tradição –a mais antiga universidade alemã, a Ruprecht-Karls-Universität, de Heidelberg, foi fundada em 1386– e uma ótima reputação internacional.
A Alemanha encontra-se em terceiro lugar na preferência de estudantes estrangeiros; anualmente, mais de 240 mil estrangeiros estudam e pesquisam nos 350 institutos de pesquisa e universidades do país.
A cada ano, milhões de turistas estrangeiros visitam os países de língua alemã. Afinal, ali há algo para todos os gostos: Eles vêm ao festival de cinema de Berlim ou de música em Salzburgo; visitam a ilha dos museus em Berlim e as pinacotecas em Munique; querem conhecer a casa onde Goethe nasceu ou a moderna skyline de Frankfurt; vêm ver os castelos do Rei Ludwig, na Baviera, o lendário rio Reno e os Alpes suíços e austríacos. Entender e falar alemão dá a você a chance de conhecer em primeira mão pessoas da Alemanha, Áustria e Suíça, sua cultura e história.
Na lista das línguas mais utilizadas no ciberespaço, o alemão ocupa, desde 2001, o segundo lugar. Um estudo da União Latina, de novembro de 2007, sobre a presença das línguas latinas e do alemão no espaço Web relativamente ao inglês, informa que 45% das páginas web são em inglês, seguidas de 11,97% de páginas em alemão, francês (9,8%), espanhol (8,45%), italiano (5,92%) e português (3,09%).
Provavelmente você conhece mais palavras alemãs do que imagina: Hotel, Information, Café, Bar, etc. Apesar de o idioma alemão, assim como o inglês, ser uma língua germânica e o português, uma língua neolatina, existem muitas semelhanças, o que é explicado pela genealogia das línguas.